Infraestrutura Hospitalar na assistência de pessoas internadas com Covid-19 no Brasil: uma revisão integrativa
Thayse Moraes de Moraes, Erick Clayton Gonçalves Feio, Andressa Vulcão da Silva, Luis Carlos Moraes Santos Filho, Thiago Augusto Henderson Monteiro, Marília Brasil Xavier
Abstract
Objetivo: Analisar o panorama nacional sobre a infraestrutura hospitalar disponível na assistência de usuários internados por COVID-19 no Brasil. Método: Revisão integrativa de literatura. Resultados: 25 artigos foram incluídos na amostra, distribuídos em estudos multicêntricos e nacionais. Discussão: Os artigos foram divididos em três categorias: 1) Infraestrutura hospitalar; 2) Custos e Insumos e 3) Vulnerabilidades governamentais e sociais. Houve disparidades entre regiões em relação a disponibilidade de assistência para pessoas internadas, com ênfase de escassez de infraestrutura como Leitos de Unidade terapia Intensiva, aparelhos de ventilação mecânica e equipe multiprofissional. Além de apresentar diferenças de assistência em relação a etnia e questões sociais. Conclusão: Embora tenham sido realizados esforços para ampliar a capacidade de atendimento, a distribuição desses recursos foi concentrada e morosa, com agravo maior das regiões já em crise.
Palavras-chave: Doenças parasitárias, Política de Saúde, Saneamento básico
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.