A CRANIOPUNTURA E SUA EFETIVIDADE PARA ANALGESIA: Revisão bibliográfica a partir de relatos clínicos.
Abstract
RESUMO: A acupuntura conhecida técnica milenar oriental se apresenta como terapia para várias situações patológicas, por meio da inserção de agulhas em pontos chaves do organismo. Ela tem se tornado coadjuvante no tratamento de diversas sequelas e patologias, particularmente pela aplicação da craniopuntura – técnica desenvolvida por Yamamoto – e que consiste no agulhamento em pontos cruciais da caixa craniana. O objetivo desse artigo foi de verificar a eficácia analgésica da craniopuntura no tratamento de diversas patologias. Método: realizado mediante uma revisão bibliográfica baseada em relatos clínicos já existentes; artigos científicos publicados nos últimos 15 anos e livros. Resultados: conduzem à interpretação de que a craniopuntura é uma técnica que pode auxiliar significativamente no tratamento das patologias abordadas como: osteoartrite, LER∕DORT, dor de garganta, síndrome de dor regional complexa (SDRC), casos de cirurgias de câncer, dor no membro fantasma e dor lombar. Conclusão: A craniopuntura traz benefícios analgésicos significativos para diversas patologias, mesmo assim, fazem-se necessárias novas pesquisas com intuito de enriquecer a escassa literatura científica no campo da medicina oriental e consolidando definitivamente sua eficácia terapêutica.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.