O Uso da Crioterapia Intracanal para Reduzir a Dor Endodôntica Pós-Operatória: Um Panorama Geral de Revisões Sistemáticas e Metanálises
Guilherme Pauletto, Natália Franco Brum, Carlos Alexandre Souza Bier
Abstract
Ensaios clínicos randomizados recomendam o uso da crioterapia intracanal para o controle da dor em Endodontia. Devido a relevância do tema na prática clínica, recentes revisões sistemáticas e metanálises foram publicadas para a sistematização desses estudos. No entanto, os achados destas revisões ainda não foram compilados. Portanto, o objetivo deste estudo é fornecer uma visão geral desses estudos. Para isso, foram selecionadas revisões sistemáticas e metanálises que incluíram ensaios clínicos randomizados em seu estudo, sem restrições de tempo e idioma, que avaliaram o efeito da crioterapia intracanal na redução da dor endodôntica pós-operatória. A pesquisa e a triagem dos estudos foram realizadas nas bases de dados Embase, PubMed, Scopus e Web of Science por 2 pesquisadores independentes. A busca inicial rendeu 2139 estudos, dos quais 6 foram incluídos. Destas, cinco revisões indicaram que o uso da crioterapia intracanal foi eficaz na redução da dor endodôntica pós-operatória, e uma revisão não demonstrou benefícios para a crioterapia intracanal. No entanto, destaca-se a presença de uma alta heterogeneidade entre as revisões e entre os estudos primários incluídos pelas mesmas. Contudo, no geral, as evidências revisadas sugerem que a crioterapia intracanal reduz a dor endodôntica pós-operatória em até 24 horas após o procedimento.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.