Integrative and complementary health practices with a focus on phytotherapy in the Federal District: a descriptive study
Ana Katarina Lopes Sousa, Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira, Katia Crestine Poças, Paula Melo Martins
Abstract
Objetivo: Descrever o perfil das práticas integrativas e complementares em saúde, em especial a fitoterapia, no Distrito Federal. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo por meio da coleta de dados realizada entre janeiro e setembro de 2023 no Sistema de Informação em Saúde, Sala de Situação e Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios. Resultados: A fitoterapia foi prática integrativa e complementar em saúde mais frequente (n=24). Ao passo que, as menos frequentes foram: arteterapia (n=1), ayurveda (n=1) e medicina antroposófica (n=1). Observou-se que yoga esteve presente em todas as regiões de saúde. No teste t de comparação de médias, tendo a meditação como referência obteve-se significância as seguintes práticas integrativas e complementares em saúde: fitoterapia, terapia comunitária integrativa, terapia de redução de estresse, arteterapia, ayurveda, medicina antroposófica, liang gong em 18 terapias e yoga (p<0,05). Conclusão: As práticas integrativas e complementares integram a carteira de serviços da atenção primária à saúde no Distrito Federal. Mas, fazem-se necessárias as ações de educação em saúde para a população e qualificação aos profissionais de saúde acerca do uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.
Palavras-chave: Práticas integrativas e complementares. Fitoterapia. Plantas Medicinais. Atenção Primária à Saúde. Saúde Pública.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.