ESTUDO IN VITRO DA APLICAÇÃO DO DIODO EMISSOR DE LUZ NOS FUNGOS TRICHOPHYTON E MALASSEZIA
Abstract
Introdução: Os fungos são agentes causadores de doenças humanas, destacando-se as leveduras do gênero Malassezia e os Dermatófitos. Na fisioterapia utilizam-se como antimicrobiano e antiinflamatório os diodos semicondutores de luz fotoestimulante como LED (Light Emitting Diode) e LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Objetivo: Avaliar os efeitos do Laser 660nm nos fungos Malassezia spp e Trichophyton. Material e Métodos: Dividiu-se em Grupo A: 10 placas Thichophyton e Grupo B: 10 placas Malassezia spp, e 01 controle para cada grupo. Após oito dias da repicagem, iniciou-se aplicação do LASER 660nm, modulado a 3J, frequência de 129 mW/cm², pontual, sendo dez aplicações com intervalo de 24 horas. Fotografava-se após cada aplicação para mensuração em Autocad®. Resultados: A área das colônias comparadas no período pré (T0) e pós-aplicação (T1) do equipamento, observou-se em GA uma área T0 com média de colonização de 15,34 cm² ± 1,30, e T1 de 12,17 cm² ± 2,35. Diante disso, a média comparando T0 e T1 foi significativamente menor (p= 0,0006). No GB, a média de T0 foi de 5,25 cm² ± 4,21 e T1 de 1,78 cm² ± 1,79. Assim, é estatisticamente menor (p= 0,002) a comparação da média da Área T0 e T1. Não houve comparação das placas controle, pois CA reduziu (p=0,0209) inferindo não ser proveniente da aplicação do equipamento, e CB aumentou visivelmente mas não estatisticamente (p= p=0,3268). Conclusão: O LASER 660nm reduziu significativamente os Fungos Trichophyton (p=0,0006) e Malassezia spp (p=0.002). Entretanto, sugere-se novos estudos com números maiores de placas controle.
Published
2014-03-13
Issue
Section
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.