A REABILITAÇÃO NA ÁGUA COMO MODALIDADE TERAPÊUTICA PARA AS DOENÇAS CARDIOPULMONARES: ESTUDO DE REVISÃO
Abstract
Introdução: As doenças cardíacas e pulmonares representam as causas de maior morbimortalidade em todo o mundo. Tradicionalmente a reabilitação no solo, tanto para doenças cardiovasculares quanto para doenças pulmonares é amplamente utilizada, entretanto há escassez de estudos sobre reabilitação em meio aquático. A reabilitação na água pode ser outra forma de melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pacientes com doenças cardiopulmonares. Objetivo: Verificar a utilização da reabilitação na água como forma de reabilitação cardíaca ou pulmonar e sua eficácia comparada à reabilitação no solo. Material e Método: Realizou-se uma revisão de literatura comparativa, sobre a utilização da reabilitação cardíaca e pulmonar na água e no solo. Foram utilizados periódicos de livre acesso, disponíveis nas bases de dados científicas Medline, Lilacs, Pubmed e Scielo, na língua portuguesa, publicados nas últimas quatro décadas. Para busca foram utilizados os descritores hidroterapia, reabilitação e doença cardiopulmonar. Resultados: Tanto o solo quanto a água são um meio de tratamento eficaz que proporciona adaptações no sistema cardiovascular, quanto à tolerância ao exercício, força muscular, minimização da sensação de dispnéia e aumento da capacidade para as atividades funcionais. Considerações finais: A reabilitação de forma geral apresenta benefícios concretos no aparelho cardiovascular e pulmonar. Contudo, foi possível verificar que possivelmente a reabilitação na água favoreça aumento no condicionamento físico e melhorias nas atividades funcionais superiores à reabilitação no solo, tornando-se assim uma possibilidade de tratamento mais completo e eficaz em portadores de doenças cardiopulmonares.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.