Prevalência de Bolsas Lipêmicas na produção de plasmas em um Hemocentro da região Norte do Brasil
Abstract
Introdução: A lipemia constatada nas bolsas de plasma no momento da produção reduzem o número de bolsas no estoque de plasma apto para transfusão e também daquelas destinadas à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia destinado à produção de hemoderivados. Objetivo: Discutir o quanto é importante o controle de bolsas lipêmicas na produção de plasma para reduzir o descarte, compor o estoque e para produção de hemoderivados. Material e Métodos: Foi utilizado dados do descarte de plasma por lipemia, a metodologia utilizada foi coleta de dados do sistema informatizado do Hemocentro, observando a prevalência de descarte do plasma por lipemia no período de três meses de coleta de dados, onde podemos chegar aos dados como descarte por horário de coleta, e por sexo do doador. Resultados: Os resultados indicaram que entre os sexos os homens são os que mais apresentaram descarte por lipemia e o período da tarde foi indicado como maior prevalência de descarte. Assim, os resultados obtidos poderão ser utilizados pela equipe multidisciplinar que atua no Hemocentro visando reduzir o descarte de plasma por lipemia. Conclusão: O estudo da prevalência de bolsas de plasma lipêmica na produção de hemocomponentes no Hemocentro revela que a perda deste hemocomponente implica em gasto financeiro e perda de produção de hemocomponentes que poderiam compor o estoque para transfusão como a plaqueta, plasma que poderia ser viabilizado para a produção de hemoderivados na fabrica da Hemobrás.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.