Qualidade de vida no climatério: revisão sistemática da literatura
Abstract
RESUMO
Introdução:O climatério é uma fase natural e inevitável na vida da mulher, bem como um processo de intensas mudanças físicas e emocionais que podem influenciar a qualidade de vida.Objetivo:identificar através de uma revisão sistemática da literatura a interferência do climatério na qualidade de vida da mulher. Material e métodos:na construção deste estudo foram pesquisados artigos científicos, publicados no período de 2004 a 2014, pesquisados nas bases de dadosLilacs, BVS e Scielo, Bireme; Os artigos foram avaliados de forma independe, pelo pesquisador (autor). Oscritérios de inclusão foram: texto na íntegra, tempo de busca, população-alvo (mulheres), intervenções (climatério), e idioma (português). Foram excluídos os estudos que não obedeceram aos critérios de inclusão citados acima. Resultados e Discussão:Esta pesquisa revela que a sintomatologiado climatérioé bastante diversa. A intensidade desses sintomas dependerá da forma como a mulher irá vivenciar essa fase de transformações e do seu estilo de vida prévio. As alterações hormonais presentes nesse período causam grande desconforto causandomudanças no humor como ansiedade e depressão além de fadiga, que podem reduzir a sua capacidade produtiva. Conclusão:A qualidade de vida da mulher no climatério é influenciada por diversos aspectos físicos e psicológicos. Um estilo de vida saudável aliado a outros fatorespodecolaborar para o enfrentamento positivo deste período.Assim, esse trabalhocontribuirá como fonte de pesquisa para o profissional de saúde para que eles tenham uma visão ampliada do assunto e possam acompanhar a mulher ajudando-a nesse momento novo de sua vida.
Descritores: Climatério. Qualidade de Vida. Saúde da Mulher
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.