Angiossarcoma de glândula adrenal. Um diagnóstico diferencial a ser incluído nas massas da adrenal: relato de experiência
Abstract
Introdução: Angiossarcoma localizado na adrenal é uma patologia rara. Representam menos de 1% de todos os sarcomas de tecidos moles. Relato: Realizou-se um relato de caso de um paciente de 62 anos de idade, com queixa de dor torácica, dor abdominal e diarréia. Realizadas tomografia computadorizadas (TCs) de abdome e tórax evidenciando volumosa formação expansiva na glândula adrenal direita. TC de tórax observou-se nódulos pulmonares. Submetido a ressecção cirúrgica da massa demontrou-se através do anátomo-patológico como neoplasia maligna pouco diferenciada. A imunohistoquímica demonstrou imunorreatividade para anticorpos anti-citoqueratinas pan; antígeno epitelial de membrana (EMA); sinaptofisina, citoqueratina 7 Ki67, CD31 e vimentina, confirmando o diagnóstico de angiossarcoma epitelióide de glândula adrenal. Discussão: Angiossarcoma de adrenal não é usualmente mencionado na maioria dos trabalhos referentes a lesões nesta topografia. A incidência é de 0,1 a 0,2 /100.000 adultos por ano. O paciente pode ser assintomático ou apresentar sintomas diversos. Os achados de imagem podem sugerir uma lesão sólida ou cística complexa hipervascularizada. O diagnóstico é firmado com o histopatológico. A ressecção cirúrgica, constitui-se como a única possibilidade curativa.
Published
2015-12-15
Section
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.