Conhecimento dos acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário UnirG sobre o Sistema Único de Saúde
Abstract
RESUMO
Introdução: O Sistema Único de saúde visa atender o indivíduo de forma global em todas as suas necessidades e através de ações como a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) busca facilitar o acesso da coletividade aos atendimentos básicos de saúde. Recentemente o fisioterapeuta tornou-se parte da equipe multiprofissional da ESF, sendo um profissional capacitado a atuar nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos de fisioterapia sobre o Sistema Único de saúde. Materiais e Métodos: Estudo do tipo transversal quantitativo e descritivo com acadêmicos regularmente matriculados no curso de fisioterapia do 3° ao 10° período do Centro Universitário UNIRG. Os dados foram obtidos através de um questionário, aplicado nas salas de aula do curso de fisioterapia, para analise dos dados os acadêmicos foram divididos por grupos G1, G2 e G3. Resultados: participaram do estudo 62 acadêmicos, destes 70% alegaram receber durante a graduação o suporte necessário para atuar no SUS sendo que 63,9% afirmaram ter estagiado em uma unidade básica de saúde. O G1 apresentou a porcentagem maior dos egressos que se sentem aptos a trabalhar no SUS 60,7% seguido pelo G2 55% e o G3 46,1 O desempenho nas questões especificas apresentou média de acerto de 50,58%. Conclusão: Os acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário Unirg revelaram que seu conhecimento referente ao SUS foi adquirido em sua maioria durante a graduação, e pouco mais da metade acreditam estar preparados para atuar no SUS.
Palavras chaves: Fisioterapia, Sistema único de saúde, Educação em saúde.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.