Fatores de risco para doenças ateroscleróticas cardiovasculares em escolares: uma ação preventiva primária. Relato de experiência
Resumen
Introdução: Existem fatores cardiovasculares que podem estar presentes desde a infância e que estão associados ao aumento da morbimortalidade. Suas altas prevalências tornam-se preocupantes em nosso meio e evidenciam a necessidade de se estabelecer medidas. Monitorar os fatores e atuar à nível de prevenção primária são as melhores formas de evitar as doenças e suas repercussões. Objetivos: Promover ação educativa por meio de palestra sobre prevenção e correção dos fatores de risco cardiovascular e verificar a existência destes fatores em escolares da Escola Municipal Ilza Borges, localizada na cidade de Gurupi-TO. Material e Método: Relato de experiência sobre atuação primária em escolares, realizada em três etapas. Após autorização da escola os alunos foram submetidos à uma palestra inicial para explicar a ação e sua importância. Em segundo momento houve aferição de medidas antropométricas (peso, altura, índice de massa corporal e relação cintura quadril) e avaliação por meio de questionários quanto ao nível de atividade física, exposição ao tabaco e uso de bebidas alcoólicas, níveis de estresse e hábitos alimentares. Finalmente, foi realizada uma ação educativa ao final da coleta de dados por meio de palestra educativa de caráter preventivo. Resultados: Pode-se inferir que a ação contribuiu para maior esclarecimento dos escolares, onde foram detectados a presença de fatores de risco para doenças ateroscleróticas. Considerações finais: Pode-se inferir que no grupo avaliado a existência de fatores de risco cardiovascular é sinal de alerta, consistindo em urgente problema de saúde pública, o que demonstra a importância de ações educativas à nível de prevenção primária.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.