Aterosclerose como fator predisponente para a ocorrência do Infarto Agudo do Miocárdio: um recorte bibliográfico.
Resumen
Introdução: a aterosclerose é uma doença que envolve a deposição anormal de placas de gordura nas paredes arteriais. Essa obstrução pode assim comprometer a circulação arterial e assim promover o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma delas é o Infarto Agudo do Miocárdio -IAM. Objetivo: realizar um recorte bibliográfico da fisiopatologia da aterosclerose como fator predisponente para a ocorrência de Infarto Agudo do Miocárdio a partir da obstrução de artérias coronarianas. Metodologia: foi realizada uma consulta da produção científica em periódicos nacionais, teses, dissertações, artigos e livros acadêmicos. Desenvolvimento: de acordo com os dados obtidos e para melhor compreensão, esta revisão foi elaborada a partir de três tópicos de leitura, a saber: anatomia das artérias coronarianas, fisiopatologia da aterosclerose, e correlação: aterosclerose e Infarto Agudo do Miocárdio - IAM- Conclusão: existe uma relação entre a anatomia das artérias coronarianas, o surgimento de placas ateroscleróticas e o Infarto Agudo do Miocárdio.
Derechos de autor 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.