Os cuidados de enfermagem na profilaxia de pneumonia associada a ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva
Resumen
Introdução: grande parte dos pacientes que dependem de leitos de UTI, necessitam de suporte ventilatório invasivo, apesar dos benefícios da ventilação mecânica, esta traz complicações, como a Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica e a enfermagem importância na profilaxia desta. Objetivo: discorrer sobre os cuidados de enfermagem na profilaxia de pneumonia associada a ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva. Material e Métodos: este estudo foi realizado com base em estudos já realizados anteriormente. Foram utilizados para busca dos artigos os seguintes descritores e seus sinônimos nas línguas portuguesas: Enfermeiro, Unidade de Terapia Intensiva, Pneumonia, Ventilação Mecânica. Resultados: apesar da enfermagem ter fundamental importância na profilaxia de pneumonia associada a ventilação mecânica a equipe multidisciplinar deve trabalhar em equipe para que ser tenha menor prevalência desta complicação Conclusão: o treinamento da equipe de enfermagem que presta assistência a pacientes em ventilação mecânica é fundamental e tem impacto direto nas taxas de PAVM.
Palavras-chave: Enfermeiro. Unidade de Terapia Intensiva. Pneumonia. Ventilação Mecânica.
Derechos de autor 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.