Óbitos por leptospirose em períodos com e sem enchentes no ano de 2014, na região Norte do Brasil
Resumen
Introdução: Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira presente na urina dos roedores. Em situações de enchentes a urina destes mistura-se à enxurrada e à lama, aumentando o risco das infecções por essa doença. Objetivo: O presente estudo descreve os óbitos por leptospirose ocorridos em três municípios da Região Norte (Rio Branco/AC, Belém/PA e Santarém/PA), durante períodos com e sem enchentes, no ano de 2014. Materiais e Métodos: Os dados foram obtidos a partir das fichas de notificação e investigação de leptospirose, notificadas pelos municípios ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Resultado: Os óbitos por leptospirose apresentaram um perfil similar quanto ao sexo, faixa etária, zona e ambiente de infecção nos dois períodos considerados. Em dois dos municípios analisados, o número de óbitos foi maior em períodos de maior precipitação. Conclusão: Fatores como registros equivocados de óbitos durante o monitoramento, e o critério para encerramento de óbitos em desacordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, sugerem a fragilidade do sistema de vigilância da leptospirose na Região Norte e a necessidade de capacitação tanto da vigilância epidemiológica, com vistas à melhoria nos registros do sistema de informação, quanto de médicos e enfermeiros, para
Publicado
2018-08-10
Sección
Artigos
Derechos de autor 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.