ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NOS PACIENTES COM SEQUELAS DE MENINGITE: UM ESTUDO DE REVISÃO

  • Karla Camila Correia da Silva Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guarai (IESC/FAG) http://orcid.org/0000-0003-1538-7028
  • Janaina Oliveira da Silva Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC/FAG).
  • Thatielly Claudia Liandro Instituto Educacional Santa Catarina - IESC-FAG

Resumo

Introdução: A meningite consiste em um processo inflamatório das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esta pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. Trata-se de uma grave infecção em razão do seu risco potencial de complicações e sequelas em longo prazo da doença e pela sua gravidade. Objetivo: Abordar sobre a meningite, suas causas, formas de transmissão, sintomas e avaliar a atuação fisioterapêutica aliada ao tratamento medicamentoso da doença como forma de maior eficácia do tratamento. Metodologia: Pesquisa realizada por intermédio de levantamento bibliográfico, com consulta em portais de periódicos. Resultados: São apresentados estudos que completam a caracterização da doença, do tratamento medicamentoso e da importância do tratamento fisioterapêutico na evolução das sequelas apresentadas. Conclusão: Por intermédio do levantamento bibliográfico, pode-se afirmar que há evidências suficientes na literatura que possibilitem indicar a suma importância da atuação do fisioterapeuta na promoção da qualidade de vida do paciente com tratamento de sequelas decorrentes da meningite.

Meningite, Tratamento de meningite, Fisioterapia e meningite.

Biografia do Autor

Karla Camila Correia da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guarai (IESC/FAG)
Fisioterapeuta. Professora Assistente da Faculdade Objetivo - Palmas e da Faculdade de Guarai. Especialista pelo Instituto Ceafi. Gurupi-TO, Brasil. Mestranda em Bioengenharia com ênfase na saúde pela Universidade Brasil.
Janaina Oliveira da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC/FAG).
Graduanda em Fisioterapia pelo Instituto Educacional Santa Catarina 0 IESC/FAG
Thatielly Claudia Liandro, Instituto Educacional Santa Catarina - IESC-FAG
Graduanda em Fisioterapia pelo Instituto Educacional Santa Catarina - IESC-FAG
Publicado
2019-10-01