Elaboração de protocolos para administração de medicamentos sólidos orais por sondas de nutrição enteral
Resumen
Introdução: A terapia nutricional enteral é uma opção terapêutica fundamental na atenção ao paciente hospitalizado. A via destinada a nutrição enteral (NE) e também usada para administração de fármacos. Objetivo: Elaboração de protocolo para administração de medicamentos por sonda de nutrição enteral (SNE) para pacientes internados nas Unidades Hospitalares pertencentes à Rede Hospitalar sob gestão do Estado do Tocantins. Metodologia: A pesquisa foi realizada à partir da consulta ao Diário Oficial nº5.008 de 11 de dezembro de 2017, Portaria/SES/Nº 865, de 07 de dezembro de 2017, onde foram identificados todos os medicamentos sólidos orais padronizados, e posteriormente foi realizada a análise da revisão da literatura baseada em monografia dos fármacos, informações dos fabricantes, e dados farmacotécnicos das formas farmacêuticas, princípios ativos e excipientes. Resultados: Dos 637 medicamentos analisados, 205 (100%) apresentaram fórmulas sólidas, destes 179 (87,3%) comprimidos, 25 (12,1%) cápsulas e 01 (0,48%) drágeas, podendo apresentar recomendações específicas para a utilização em sondas. A administração de medicamentos em pacientes com SE é um desafio, visto que muitos medicamentos não são desenvolvidos com a finalidade para essa via de administração, e muitos destes, não podem ser submetidos à procedimentos, como por exemplo trituração, sem comprometer a eficácia do princípio ativo. Considerações Finais: Para uma NE segura e eficaz, deve – se seguir procedimentos padrões, protocolos pré – estabelecidos para a preparação dos medicamentos que serão submetidos à administração por SE, buscando minimizar os possíveis erros de medicação e aumentar a segurança e a eficácia da terapêutica
Derechos de autor 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.