Passagem de plantão da enfermagem: um instrumento para promoção da continuidade, qualidade da assistência e segurança do paciente

  • Andréia Kássia Lemos de Brito Universidade de Gurupi
  • Jacinta Cabral de Souza Marinho Universidade de Gurupi
  • Silvânia Bernardes Lacerda Santos Universidade de Gurupi
  • Daniel Asaph Guimarães Castro Universidade de Gurupi

Resumo

Introdução: O trabalho dos profissionais de enfermagem no âmbito hospitalar é caracterizado pela prestação de cuidados integrais ao indivíduo enfermo a partir de ações que buscam atender suas necessidades humanas básicas, além de atribuições que envolvem a gestão dos serviços, como a passagem de plantão. Objetivo: Promover reflexão sobre os benefícios da passagem de plantão de enfermagem para os serviços de saúde de modo a subsidiar a construção de um instrumento para este fim. Material e métodos: revisão sistemática da bibliografia através de buscas em artigos científicos, dissertações, manuais e cartilhas disponíveis em base de dados eletrônica publicados entre 2008 a 2018. Resultados e discussão: Foram selecionados 10 trabalhos, onde foram levantados dados que justificassem os benefícios da passagem de plantão, os fatores negativos, métodos de passagem de plantão, transmissão de informações e principais informações que devem conter em um instrumento padronizado para este fim, subsidiando a criação do referido. Considerações finais: esta revisão proporcionou reflexão acerca da importância da passagem de plantão, evidenciou que esta prática é fundamental para os serviços de enfermagem, entretanto, ainda são encontrados diversos fatores negativos que podem influenciar tal atribuição. O estudo enfatizou a importância da utilização de um instrumento padronizado agregando qualidade a esta tarefa diária.

Biografia do Autor

Andréia Kássia Lemos de Brito, Universidade de Gurupi
Enfermeira, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi - UnirG, Gurupi- TO. Especialista em Gestão em Saúde, Enfermagem em Nefrologia e Saúde Mental. Atua no Hospital Regional de Gurupi da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, em Gurupi-TO.
Jacinta Cabral de Souza Marinho, Universidade de Gurupi
Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi.
Silvânia Bernardes Lacerda Santos, Universidade de Gurupi
Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi.
Daniel Asaph Guimarães Castro, Universidade de Gurupi
Professor Assistente I do Curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi, UnirG, Brasil. Especialista em Saúde do Trabalhador.
Publicado
2019-12-16