QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS QUE UTILIZAM PRÓTESE DENTÁRIA MATRICULADOS EM UMA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
Resumen
O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de usuários de prótese dental matriculados em uma Universidade da maturidade. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de coleta WHOQOL-BREF composto por 26 questões dividida nos domínios físicos, psicológicos, ambientais e interação social. Foram selecionados 15 usuários de prótese. Dentre os indivíduos que foram entrevistados a maior parte eram do sexo feminino representando 73%, contra 27% do sexo masculino. O questionário obteve-se a maior média no domínio psicológico 11,11±1,61, esse domínio abrange os sentimentos positivos, pensar, aprender, memória e concentração, a autoestima, a imagem corporal e aparência, bem como sentimentos negativos e a espiritualidade/religião/crenças pessoais, domínio com menor escore foi o ambiental (escore 9,10± 1,27) que inclui itens como segurança física e proteção; ambiente no lar; recursos financeiros; oportunidades de adquirir novas informações e habilidades; participação em, e oportunidades de recreação/ lazer; bem como o ambiente físico: (poluição/ruído/trânsito/clima) e acesso a transporte. Conclui-se que as próteses dentarias pode influenciar diretamente nos parâmetros subjetivos do grau de satisfação do paciente com a reabilitação da função, fonética e estética e também da qualidade de vida após a reabilitação oral com próteses totais ou próteses parciais removíveis.
Derechos de autor 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.