DINÂMICA FAMILIAR E REDES DE APOIO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Ellen Fernanda Klinger Professora Assistente do Centro Universitário UnirG
  • Hiara de Bodas Lopes Universidade de Gurupi, UnirG
  • Daniela Ponciano Oliveira Universidade de Gurupi - UnirG
  • Ildaiane Cristine de Meneses Universidade de Gurupi - UnirG
  • Ildaiane Cristine de Meneses Universidade de Gurupi - UnirG
  • Jaqueline Sayuri Suzuki Universidade de Gurupi - UnirG

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma psicopatologia cujos sintomas se manifestam nos primeiros 36 meses de vida, com concentração em três grandes áreas, a linguagem, a interação social e o comportamento. Mesmo nos graus mais leves, existem implicações familiares, mudanças na rotina dos envolvidos e necessidade de apoio social e profissional. Este artigo apresenta os resultados de estudo realizado com mães de crianças diagnosticadas com TEA acerca da dinâmica familiar após do diagnóstico e o papel das redes de apoio. Foi realizada pesquisa descritivo-exploratória de caráter qualitativo, tendo como procedimento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com cinco mães indicadas pela Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Tocantins, cujos filhos tivessem sido diagnosticados no período mínimo de seis e máximo de trinta e seis meses. Para a análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo com eixos temáticos. Dentre os resultados, uma mudança significativa na dinâmica familiar com reestruturação da rotina e restrição dos ambientes de convívio social; nas redes de apoio, destacou-se o papel dos profissionais envolvidos, bem como dos grupos de mães de crianças com o transtorno. Ficou evidente que tanto a criança como a família necessitam de acompanhamento, apoio e orientação.

Palavras-chave: Família. Diagnóstico. Psicopatologia. Profissional. Autismo.

Biografía del autor/a

Ellen Fernanda Klinger, Professora Assistente do Centro Universitário UnirG
Psicóloga, Professora Assistente do Curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - UFSM
Hiara de Bodas Lopes, Universidade de Gurupi, UnirG

Psicóloga, Especialista em Psicologia, Avaliação e Intervenção (UnirG).

Daniela Ponciano Oliveira, Universidade de Gurupi - UnirG

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia da UnirG.

Ildaiane Cristine de Meneses, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga, Especialista em Psicologia, Avaliação e Intervenção (UnirG).

Ildaiane Cristine de Meneses, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga, Especialista em Psicologia, Avaliação e Intervenção (UnirG).

Jaqueline Sayuri Suzuki, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga graduada pela UnirG, Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT).

Publicado
2020-03-30