Fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica em agentes de limpeza pública do Município de Guaraí-TO: Realidade e atuação de enfermagem
Carolina Delevatti, Paula Valéria da Silva Marinho, Leidiany Souza Silva, Rafael Souza Silva, Rogério Carvalho de Figueredo
Resumen
Os agentes de limpeza pública são profissionais importantes para a qualidade de vida dos indivíduos. Os agentes de limpeza urbana estão sujeitos a diversos riscos que são inerentes a sua profissão. Nos dias atuais as condições de trabalho dos garis podem determinar sua saúde e qualidade de vida. O estudo tem como objetivo identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de Hipertensão e Diabetes em agentes de limpeza pública e identificar a percepção destes agentes sobre a atuação de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem quali-quantitativa, constituída por uma amostra de 40 (quarenta) agentes de limpeza pública (garis), de ambos os gêneros, de uma empresa de limpeza pública, terceirizada por um município interior do Estado do Tocantins. Quanto ao estilo de vida da população pesquisada, pode-se destacar a pouca prática de exercícios físicos associados a um padrão de sono insatisfatório. E ainda demonstrou o descuidado com a alimentação. Foi possível observar resultados satisfatórios, principalmente, em relação ao conhecimento das assistências prestadas e disponibilizadas nos serviços de saúde, em contrapartida, percebeu-se também falhas em novas estratégias e com grande potencial, que são os casos das buscas ativas e principalmente da Educação em Saúde. Concluiu-se que estratégias precisam ser planejadas para o enfretamento da situação caracterizada, após a detecção dos fatores de risco. Além disso, ficou evidente que a assistência de enfermagem é de suma importância nesse processo e mudança de realidade.
Palavras-chave: Garis. Enfermagem. Hipertensão. Diabetes.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.