Internações por discopatias intervertebrais na Região Norte
Kamila Rios Freitas, Katia Alves Barbosa, Kárenn Klycia Pereira Botelho, Deyvison José da Silva, Sávia Denise Silva Carlotto Herrera, Eros Silva Cláudio .
Resumen
A coluna vertebral é formada de um conjunto de vértebras separadas por discos intervertebrais. Fatores ambientais, sobrecargas na estrutura da coluna vertebral e a própria degeneração pela idade são os principais fatores desencadeadores dos transtornos discais intervertebrais. Apesar da gama de possíveis tratamentos para essas discopatias, pouco se sabe sobre a epidemiologia das internações decorrentes desses transtornos. Dessa forma o presente estudo objetiva identificar a prevalência de internações por transtornos discais intervertebrais na Região Norte entre os anos de 2015 e 2019. Os dados foram coletados por meio de banco de dados atrás do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do DataSUS entre os anos de 2015 e 2019. A análise de dados foi realizada por meio dos programas Microsoft Excel 2010 e JoinPoint versão 4.8.0.0. Observou-se que a maioria das internações em detrimento de transtornos discais acontecem no sexo masculino e em idade produtiva, entre 30 a 59 anos. Notou-se ainda a alta prevalência de internações nos estados do Pará e Tocantins e que, apesar da disseminada prevenção realizada pelos profissionais de saúde que lidam com esses transtornos, a curva de internações ao longo dos anos segue em ascensão. São necessários mais estudos que visem estabelecer as principais causalidades das internações e os tratamentos adotados no regime hospitalar.
Palavras-chave: Coluna vertebral, cervicalgia, dor lombar.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.