Saúde mental no trabalho docente: Uma análise dos artigos publicados de 2016 a 2020
Larissa Queiroz Azevedo de Aquino; Pamella Silva Lira ; Patrícia Alana de Oliveira Rodrigues
Resumen
A saúde do trabalhador é considerada uma temática relevante na concepção do mundo do trabalho, uma vez que o homem busca nele realização, superação e prazer. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os artigos publicados entre os anos de 2016 a 2020 que abordassem a temática saúde mental no trabalho docente. O acesso aos artigos foi através da busca avançada na biblioteca virtual SciELO, sendo analisado um total de 20 artigos, publicados entre os anos de 2016 a 2020, utilizando o filtro pelo descritor combinado: saúde mental e professores. Conclui-se que há uma preocupação científica sobre o processo de adoecimento dos profissionais docentes, sendo um trabalho de vulnerabilidade, por serem submetidos á condições precárias nas atividades laborais exercidas.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.