Consequências das quedas em pessoas idosas que vivem na comunidade: uma revisão integrativa
Jaciane Ferreira dos Santos, Diego Gabriel Santos de Oliveira, Crislene Rodrigues da Cruz, Iris Ribeiro Cruz, Rebeca Andrade Trajano, Manuela Bastos Alves
Resumen
As quedas se configuram como importante causa de morbidade entre as pessoas idosas podendo trazer consequências negativas para a qualidade de vida destes indivíduos a exemplo de fraturas, perda da limitação da funcionalidade e dependência total ou parcial para as atividades de vida diária (AVDs) sendo considerada assim um importante problema de saúde pública. Este estudo tem como objetivo descrever as consequências das quedas entre pessoas idosas que vivem na comunidade através de evidências na literatura. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado nas bases de dados Lilacs, Bdenf, Medline e IBECS, no período de 2020 a 2021. Dentre as consequências encontradas na revisão, as fraturas foram as mais comuns, aparecendo em 81,81% dos artigos selecionados, seguida por lesões e assistência médica 36,36% e medo de nova queda 27,7%. As consequências decorrentes das quedas são responsáveis por gerar limitação na realização de atividades básicas de vida, dependência, ansiedade, medo, depressão, onerar gastos aos serviços de saúde e aos familiares, além de aumentar o risco de mortalidade entre estas pessoas.
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.