Fatores associados ao risco de queda entre pessoas idosas vivendo na comunidade: revisão integrativa
Rosany Claudia Dantas Pereira, Manuela Bastos Alves, Eliana do Sacramento de Almeida, Raquel Larissa Dantas Pereira, Filipe Bonfim Nunes..
Resumen
Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os fatores de risco associados a queda entre pessoas idosas vivendo na comunidade. Métodos: revisão integrativa onde foram utilizados os descritores: idosos, fatores de risco, acidentes por quedas e envelhecimento e termos MeSH, nas bases Scielo, Pubmed e nas bases da BVS, com recorte temporário de 5 anos (2016-2021). Após a pesquisa, foram selecionadas 17 referências que se relacionavam ao objeto de estudo. Resultados: Os fatores de risco mais frequentes foram: sexo feminino, fatores ambientais, autopercepção de saúde regular ou ruim, medicamentos, polifarmácia, doenças crônicas, depressão, visão prejudicada, baixa escolaridade e renda, incontinência, medo de cair e fragilidade, marcha reduzida e equilíbrio. Conclusão: identificou-se que quanto mais comorbidades e riscos ambientais, mais o idoso pode estar propenso a queda. Assim, cabe a enfermeira intervir para minimizar os riscos e implementar estratégias de prevenção das quedas.
Descritores: Idosos; Fatores de risco; Acidentes por quedas; Envelhecimento.
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.