Distribuição Espacial da Dengue e seus Fatores de Riscos Sociodemográficos e Entomológicos, no Município de Parauapebas, Pará, Brasil

Mickaell Gross Santos Silva, Nelson Veiga Gonçalves, Bruna Costa Souza, João Sérgio de Sousa Oliveira, Ather Barbosa Figueiredo, Benzi Rodrigues de Souza, Margareth Estumano Pompeu, Claudia do Socorro Carvalho Miranda.

Resumo

A dengue é um problema de saúde pública no mundo e uma das mais importantes arboviroses que atingem o homem. O objetivo deste estudo é analisar a distribuição espacial da dengue e sua relação com fatores sociodemográficos e indicadores vetoriais no município de Parauapebas, no período de 2015 a 2020. Neste estudo descritivo e transversal os dados epidemiológicos e de Índice de Infestação Predial foram fornecidos pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação e pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente. As análises do Índice de Infestação Predial foram realizadas com base nas definições de risco de epidemias do Ministério da Saúde. Na análise espacial foi elaborado um mapa coroplético, utilizando software Arcgis 10.5. Foram confirmados 4.257 casos de dengue. Os bairros do município, apresentaram níveis de infestação em situação de risco e de alerta. A análise da distribuição espacial apresentou um padrão não homogêneo de ocorrência da doença. Foi observado que os bairros Liberdade 1, Habitar Feliz e Da Paz, apresentaram maior número de casos. A produção e o estabelecimento da dengue na área de estudo estão associadas as condições socioambientais que favorecem a desenvolvimento e dispersão dos vetores da doença.

Biografia do Autor

Mickaell Gross Santos Silva, Universidade do Estado do Pará

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva

Nelson Veiga Gonçalves, Universidade do Estado do Pará

Epidemiologista pela Universidade de Brasília (1994), Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990), Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é pesquisador colaborador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ, professor adjunto da Universidade do Estado do Pará e professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia da Informação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, geoprocessamento, epidemiologia, tecnologia da informação em saúde e análise de distribuição espacial de doenças infecciosas e parasitárias (DIPs).

Bruna Costa de Souza, Universidade do Estado do Pará

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente é técnica e assistente de pesquisa no Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia, da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados espaciais em saúde, epidemiologia de doenças infecciosas e geoprocessamento de dados em saúde.

Ather Barbosa Figueiredo, Universidade do Estado do Pará

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva

Benzi Rodrigues de Souza, Universidade do Estado do Pará

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva

Margareth Estumano Pompeu, Universidade do Estado do Pará

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva

Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Universidade do Estado do Pará

Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia/CCBS/UEPA e Escola Superior da Amazônia

Publicado
2022-12-01