Avaliação da prevalência da automedicação entre acadêmicos de medicina no Brasil: uma revisão integrativa
Karenn Fernanda Silva Delmondes, Fernando Augusto Medeiros Souto, Ana Cristina Doria dos Santos
Resumen
A automedicação é um termo que refere ao uso de medicamentos de maneira incorreta ou sem a orientação de um médico. O que é uma prática perigosa e pode ocasionar uma série de problemas. Nesse sentido, foi realizado uma revisão integrativa qualitativa, de coleta retrospectiva, nas bases de dados Bivlioteca Virtual em Saúde(BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, entre os anos 2015 a 2023, sobre a prevalência da automedicação entre os estudantes de medicina. Foram incluídos: artigos em inglês e/ou português, que respondessem à pergunta norteadora “Qual a prevalência da automedicação entre os estudantes de medicina?”. Os resultados indicam uma alta prevalência de automedicação entre estudantes de medicina, com um aumento significativo à medida que avançam no curso. Isso representa um problema de saúde importante. Por isso, deve-se analisar a motivação para a automedicação entre esse grupo e os riscos que essa prática traz, a fim de reduzir a automedicação entre os futuros profissionais de saúde. Assim, a prática da automedicação é alarmante e pode levar ao agravamento de doenças e causar sérios danos à saúde. Além disso, existem fatores contribuintes que devem ser minimizados ao máximo, como: o acesso fácil a medicamentos sem prescrição, a falha na divulgação sobre os riscos da automedicação e a importância do uso responsável de medicamentos.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.