A Epidemia Oculta de Hanseníase no Estado do Ceará: Uma Análise Epidemiológica de Indicadores em Saúde
Francisco Iuri da Silva Martins, José Aurelio de Almeida Martins, Luanne Eugênia Nunes
Resumen
Este estudo objetivou descrever o perfil epidemiológico da hanseníase no estado do Ceará, entre os anos de 2001 e 2022. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e transversal, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados disponíveis no Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e relacionadas ao diagnóstico da doença. Ainda, calculou-se as frequências absolutas e relativas de cada variável, bem como o coeficiente de prevalência, incidência e letalidade. Notificaram-se 52.661 casos de hanseníase, onde percebeu-se que a maioria dos casos ocorreram em indivíduos do sexo masculino, pardos, com faixa etária de 50-59 anos e com baixa escolaridade. Os dados analisados indicaram que o estado do Ceará não atingiu as metas para redução de detecção de novos casos de hanseníase. Ademais, as variáveis sociodemográficas dos portadores corroboram com a persistência de desigualdades socioeconômicas que impactam na qualidade de vida desses pacientes. Portanto, a relevância desta investigação transcende aos limites geográficos do estado do Ceará e poderá contribuir para a implementação de políticas públicas em diferentes regiões brasileiras que mantêm índices elevados dessa doença, visando sua redução. Somente assim, o Brasil conseguirá atingir a meta mundial de erradicação conforme a proposta da Organização Mundial de Saúde.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.