FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Resumen
Introdução: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das patologias de maior impacto social por causar mortes e incapacidades no Brasil e no mundo, e na maioria dos casos é secundário à presença de fatores cardiovasculares preveníveis. Objetivo: identificar os fatores de risco cardiovascular nos prontuários de pacientes com diagnóstico de AVC. Material e Método: estudo transversal realizado com prontuários de 64 indivíduos diagnosticados com AVC, de ambos os sexos, submetidos à reabilitação neurológica na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário UNIRG. Foram analisados sexo, idade, diagnóstico fisioterápico, grau de independência nas atividades diárias, presença de fatores de risco cardiovascular (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, tabagismo, hipercolesterolemia, estresse, alcoolismo, uso de contraceptivos hormonais), co-morbidades e prática de atividade física. Para análise dos dados foi aplicado o teste qui-quadrado com significância de 5%. Resultados: foram detectados hipertensão em 68,8%; sedentarismo em 65,6%; diabetes mellitus tipo II em 20,3%; tabagismo em 9,4% e hipercolesterolemia em 9,4%. Sedentarismo associado à hipertensão ocorreu em 75,7%. Hipertensão e sedentarismo foram associados à ocorrência do AVC, (p=0,004) e (p<0,0001), respectivamente. Conclusão: Entre os fatores de risco cardiovascular detectados no grupo investigado, apenas hipertensão e sedentarismo, como fatores de risco isolados, mostraram relação com AVC. São necessárias ações profiláticas em pacientes portadores de fatores de risco cardiovascular que ainda não sofreram AVC, e adoção de medidas preventivas contra novos episódios em pacientes diagnosticados com AVC, sobretudo direcionadas à hipertensos e sedentários.
Descritores: estudos transversais; acidente vascular cerebral; doenças cardiovasculares; fatores de risco; fisioterapia.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.