Sentimentos Vivenciados pelos Cuidadores Informais de Pessoas Idosas com Alzheimer
Thaynara Maria Oliveira de Albuquerque, Daniele Pereira Soares, Isabela Lunara Alves Barbalho, Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes, Anna Kalyne César Grangeiro Adriano, Marcelo Costa Fernandes
Resumen
Objetivo: Descrever os sentimentos vivenciados pelos cuidadores informais de pessoas idosas com Alzheimer. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, embasado na pesquisa-ação, realizado com 15 cuidadores informais no município de São José de Piranhas, Paraíba, Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado entrevista semiestruturada, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande. Utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos resultados. Resultados: Identificaram-se as práticas da espiritualidade e altruísmo no cuidado aos idosos com Alzheimer, porém observou-se como barreira a solidão atrelada à ausência de suporte na realização dos cuidados cotidianos a esse público. Conclusão: É necessário que exista intervenção educativa que reforce estratégias de enfrentamento no cuidado ao idoso com doença de Alzheimer.
Palavras-chave: Cuidadores. Doença de Alzheimer. Saúde do Idoso.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.