Distribuição espacial da Hepatite C no Estado do Pará, Brasil: uma análise epidemiológica e socioeconômica, nas áreas de cinco Centros Regionais de Saúde
Nelson Veiga Gonçalves, Taiana Moita Koury Alves, Heloisa Maria Melo e Silva Guimarães, José Gabriel Miranda da Paixão, Alessandra Lima Leal, Bruno Yudi Shimomaebara Sousa, Bruno Kauê Rodrigues Vilhena, Claudia do Socorro Carvalho Miranda
Resumen
A hepatite C é um grande problema de saúde pública relacionado às diferentes características socioeconômicas e de políticas de saúde nos municípios brasileiros. Este trabalho objetivou analisar a distribuição espacial da doença e sua relação com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em cinco Centros Regionais de Saúde (CRS) no Pará, Brasil, de 2016 a 2022. Neste estudo ecológico e transversal foram utilizados dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e espaciais, utilizando os softwares Bioestat 5.4 e ArcGIS 10.5.1. Os indivíduos mais acometidos pela doença foram homens, pardos, adultos e com ensino fundamental. A maior expressividade de ocorrência da doença classificada como muito alta foi nos municípios atendidos pelo 1º CRS e muito baixa naqueles pelo 10º, sendo um IDHM-M muito alto para o 1º CRS e muito baixo para o 10º CRS. O padrão de distribuição da hepatite C nas áreas estudadas mostrou sua associação com características socioeconômicas. As ferramentas computacionais utilizadas foram satisfatórias para a construção do cenário epidemiológico observado, que pode ser de grande valia para a vigilância contínua e sistemática da doença.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.