Análise Bibliométrica de estudos de plantas para doença de Alzheimer
Idonilton da Conceição Fernandes, Brenda Winona do Santos, Isadora Dallarmi Miguel, Luciane Dalarmi, Obdulio Gomes Miguel
Resumen
Este estudo utiliza uma abordagem bibliométrica avançada, por meio da ferramenta Bibliometrix R e dados do Scopus, para explorar as tendências atuais em pesquisas neurofarmacológica focadas na doença de Alzheimer, com especial interesse nas propriedades anti-Alzheimer de diversas plantas. O objetivo é descobrir novas direções e potenciais tratamentos contra essa condição neurodegenerativa. Executada em duas etapas, em fevereiro de 2023 e 2024, a seleção de artigos foi baseada em palavras-chave estrategicamente escolhidas. Os insights obtidos incluem o Mapa de Tendências Temporais dos Tópicos, o Mapa Conceitual das Tendências, Análise de Frequência de Termos Relacionados à Doença de Alzheimer, uma visão global através da Análise Bibliométrica sobre a pesquisa na doença e uma investigação sobre o potencial neurofarmacológica das plantas no tratamento. Esses resultados ressaltam a importância da pesquisa multidisciplinar e incentivam a continuação da busca por soluções terapêuticas inovadoras, proporcionando uma base sólida para futuras investigações e o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra a doença de Alzheimer.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.