Perfil epidemiológico da dengue na microrregião de Redenção-PA entre 2016 e 2024
Wanderson Patrick Sousa Silva, Luís Filipe Cavalcante de Assis Rodrigues, Murilo Barros Miranda, Ana Cristina Doria dos Santos
Resumen
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma preocupação global, especialmente em climas tropicais e subtropicais. Este estudo visou caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de dengue na microrregião do município de Redenção– PA, entre 2016 e 2024. Utilizando uma abordagem epidemiológica descritiva e quantitativa, os dados foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e organizados em planilhas do Office Excel®, considerando sexo, raça, faixa etária, evolução dos casos e meses do ano. A análise estatística foi feita com recursos de bancos de dados como Pubmed, SciELO e National Library of Medicine. O estudo não necessitou de aprovação ética, pois utilizou dados secundários de acesso público. Dos casos notificados, 59% evoluíram para a cura, enquanto 40% apresentaram informações ignoradas ou em branco, dificultando a análise. Apenas uma morte foi registrada, indicando um baixo índice de mortalidade. Esses resultados confirmam estudos anteriores que apontam altas taxas de cura e baixa mortalidade.
Destaca-se a importância de melhorar a assistência e comunicação em saúde pública
para ações efetivas contra a dengue, através de estratégias abrangentes que incluem
educação ambiental, vigilância, gestão de resíduos e disseminação de informações
para as comunidades afetadas, orientando políticas públicas de saúde.
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.