DIAGNÓSTICOS PARA CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UM MUNICIPIO DO TOCANTINS
Resumen
Introdução: o câncer de colo do útero é uma doença que se caracteriza pela proliferação anormal do número de células. Dentre as causas que levam a essa mutação celular temos a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido através da relação sexual sem proteção. Objetivo: caracterizar os exames realizados para diagnóstico de câncer de colo do útero em mulheres triadas na Secretaria Municipal de Saúde no município de Gurupi-TO no ano de 2011. Material e Método: trata-se de um estudo descritivo de diagnóstico para câncer de colo do útero. Foram coletados 127 resultados de exames registrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi-TO, e quatro laboratórios da cidade, no ano de 2011. Foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk considerando nível de significância de p≤ 0,05. Para a correlação da idade da paciente com resultado do diagnóstico utilizou-se o teste de correlação de Spearman (coeficiente r). Resultados: a maior incidência, de pacientes que realizaram a coleta de exame para o diagnóstico de câncer de colo do útero, ocorreu na faixa etária de 21-30 anos (40,6%). Não foi observado correlação para as variáveis idade e diagnóstico para atipias de células escamosas (p=0,1986 com coeficiente r=0,2605), assim como para células atípicas de significado indeterminado escamosas (p=0,6848 com coeficiente r=0,0759). Conclusão: o perfil das mulheres do presente estudo tem semelhança com os encontrados na literatura. A faixa etária de maior incidência, das mulheres que realizaram o exame para diagnóstico de câncer de colo do útero, foi de 21-30 (40,6%) porem, a análise idade e diagnóstico não obteve correlação.
Publicado
2013-08-13
Número
Sección
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.