PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NO MUNICÍPIO DE GURUPI – TO ENTRE 1995 E 2013
Resumen
Este trabalho se propôs a traçar o perfil epidemiológico de pacientes com tuberculose pulmonar residentes no município de Gurupi, Tocantins, entre 1995 e 2013. Foram avaliados 160 casos de tuberculose confirmados e inseridos em fichas de investigação individual do SINAN. Buscou-se variáveis quantitativas demográficas, de diagnóstico, tratamento e prognóstico, excluindo-se casos HIV positivos. No período pesquisado foram confirmados 160 casos de tuberculose dos quais foram selecionados 88. Predominaram indivíduos do sexo masculino (55,68%), entre 31 e 50 anos (45,45%), pardos (60,23%), solteiros (47,72%) e com ensino fundamental incompleto (33%). 88% realizaram baciloscopia de escarro e a taxa de cura foi de 82,95%, abandono 5,68% e óbito 2,72%. Foi possível observar que o perfil dos pacientes com tuberculose residentes em Gurupi não diferiu dos encontrados em outras pesquisas no Brasil, no entanto, o coeficiente de incidência se mostrou inferior aos dados do estado do Tocantins e do País.
Publicado
2013-11-16
Número
Sección
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.