IMPACTO EMOCIONAL DO CLIENTE HOSPITALIZADO SUBMETIDO À TERAPIA NUTRICIONAL POR CATÉTER NASOENTÉRICO
Resumen
Introdução:A Sondagem nasoentérica pode causar sofrimento físico e emocional, porém é necessária para a recuperação do estado nutricional e clínico.Objeto: O objeto foi o impacto emocional do paciente hospitalizado submetido a nutrição por via nasoentérica. Objetivamos identificar o impacto emocional relatado pelo cliente hospitalizado submetido a Terapia Nutricional por catéter nasoentérico e descrever os mecanismos de enfrentamento utilizados pelos clientes para minimizar o impacto da instalação do mesmo. Metodologia: estudo de natureza exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa de campo em hospital público do Rio de Janeiro, com 25 pessoas que tiveram experiências com o problema pesquisado através de uma entrevista e análise dos dados. Resultados: Foram revelados incômodo, sofrimento/dor, abalo emocional e morte como os maiores impactos emocionais relatados pelos clientes e os mecanismos de enfrentamento utilizados foram: a espiritualidade, conformismo e fuga. Conclusão: É importante que o Enfermeiro realize orientação, esclarecimentos e cuidado ao cliente quanto aos procedimentos e promova espiritualidade e atividades sociais para minimizar o sofrimento.
Publicado
2014-09-04
Sección
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.