Acupuntura como tratamento na cefaléia: estudo de revisão
Resumen
Resumo
Introdução: A acupuntura é uma técnica oriental que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, consiste na inserção de agulhas, que vem sendo utilizada com bastante frequência para uma série de patologias. Objetivo: Verificar a eficácia da acupuntura na cefaléia Materiais e Métodos: Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, realizada no período de janeiro a junho de 2014, na base de dados Bireme, Scielo, Medline e Lilacs. Resultados: Evidencia-se que a acupuntura é uma técnica que pode auxiliar no tratamento da cefaléia. Conclusão: A acupuntura controla os sintomas e não possui efeitos colaterais, além de auxiliar na diminuição severa do consumo de medicamentos. Vimos que a acupuntura mostrou ser uma técnica valiosa para o tratamento da cefaléia, podendo ser usada de forma única ou como auxiliar. Entretanto se faz necessários novos estudos com intuito de melhorar a literatura científica na Medicina Oriental para fundamentar sua eficácia.
Descritores: Cefaléia, enxaqueca,
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.