Efeito da terapia manual em pacientes com disfunção crâniomandibular: revisão bibliográfica
Resumen
RESUMO
Introdução: O termo disfunção crâniomandibular (DCM) ou disfunção têmporomandibular (DTM) é utilzado para reunir um grupo de doenças que acomete os músculos mastigatórios, articulação têmporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes. Objetivo: Verificar a efetividade das técnicas de terapia manual na disfunção crâniomandibular (DCM) para melhora dos seus sinais e sintomas. Material e Método: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, realizado através de livros e artigos científicos gratuitos nas línguas portuguesa e inglesa, do período de 1996 a 2014, obtidos na base de dados: Bireme, Scielo, Medline e Lilacs. Resultados: Observou-se nesses artigos selecionados, que a fisioterapia através da terapia manual, atua no tratamento reversível, tentando devolver a função da articulação acometida e de estruturas adjacentes. Ela beneficia através de seus recursos, os pacientes acometidos de DCM, diminuindo seus sinais e sintomas e assim, contribuindo para melhora da qualidade de vida. Conclusão: O tratamento fisioterapêutico com uso de terapia manual, apresentou-se eficaz na redução dos sinais e sintomas da disfunção crâniomandibular. Os efeitos benéficos e as repercussões da terapia manual no tratamento da DCM são notadamente comprovados, porém não são comumente aplicados como forma de tratamento da DCM, vista a escassez de pesquisas a respeito do tema e o pequeno número de profissionais fisioterapeutas formados e atuantes nesta área.
DESCRITORES: Disfunção crâniomandibular. disfunção têmporomandibular. articulação têmporomandibular. terapia manual. fisioterapia.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.