Dança de salão e sua contribuição para melhoria da saúde e qualidade de vida
Resumen
O presente estudo aborda a Dança de Salão para os praticantes do Centro de Vida Saudável. Nos propomos enquanto objetivo geral desta pesquisa investigar os motivos que levam os adultos frequentadores do centro de vida saudável a praticarem a dança de salão. Os objetivos específicos foram: Entender as razões que levaram os integrantes do centro de vida saudável a procurarem pela Dança de Salão; Averiguar se os sujeitos percebem a dança de salão como fator contribuinte para a sua vida. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica através de uma investigação na literatura sobre os temas, procurando conhecer um pouco da Dança na história da civilização e suas diferentes abordagens, bem como seus estilos e suas principais linhas; A Dança de Salão no Brasil; Benefícios proporcionados pela dança de salão e a Dança de Salão no contexto da Educação Física. Em seguida fizemos um estudo exploratório e posteriormente o estudo descritivo de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com 15 sujeitos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos que compõe o grupo de Dança de Salão no Centro de Vida Saudável em Gurupi-TO. Como instrumento para a coleta das informações, realizamos uma entrevista estruturada contendo questões geradoras, logo a interpretação das informações foi feita através da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Por fim, a partir deste estudo concluímos que os motivos que levam os praticantes a aderência pela dança de salão foram entre outros aspectos o gosto pela dança, melhorar o relacionamento, saúde e qualidade de vida, além dos aspectos sociais e físicos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.