Medicamentos genéricos no Brasil
Resumo
Introdução: Nos últimos anos a população brasileira adquiriu novos hábitos na aquisição de medicamentos com a presença cada vez maior de medicamentos genéricos como alternativa mais barata de farmacoterapia. Criados com o objetivo de auxiliar o acesso a medicamentos pela população. O enfraquecimento da economia e também ao maior índice de adoecimento da população, fez com que os medicamentos genéricos conquistassem um enorme espaço nas vendas. Objetivo: Traçar um panorama dos medicamentos genéricos no brasil. Metodologia: Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, do tipo exploratório de caráter bibliográfico. Realizada entre os meses de janeiro e maio de 2017, através de informações coletadas em bases de dados nacionais e internacionais. Desenvolvimento: Medicamentos são todos os produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidades profiláticas, curativas, paliativas ou para fins de diagnósticos, estes se têm convertido em elementos de primeira ordem que constituem em ferramentas poderosas para amenizar ou curar o sofrimento humano, estudos demonstram que há uma alta prevalência de uso de medicamentos. Devido ao grande consumo de medicamentos no país foram criados os medicamentos genéricos, que contém os mesmos princípios ativos, na mesma dose e forma farmacêutica e apresentam eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência. Regido lei 9.787, de 10/02/1999, estes devem atender aos quesitos de qualidade e segurança estabelecido pela ANVISA. Considerações Finais: Com a presente revisão é possível concluir que os medicamentos genéricos são a opção mais confiável para intercambialidade e economia.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.