Partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer: Qual a relação com a doença periodontal?
Resumo
Introdução: A doença periodontal é um processo inflamatório de origem bacteriana, que acomete os tecidos de proteção e de suporte dos dentes. Esta patologia tem sido muito relatada na literatura pela sua correlação com diversas doenças sistêmicas, inclusive com a possível relação com partos prematuros e bebês de baixo peso ao nascimento. Objetivo: este trabalho teve como objetivo revisar por meio de literatura se há indícios de que a doença periodontal possa estar associada ao parto pré-termo e bebês de baixo peso ao nascer. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de buscas nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BBO. Considerações Finais: apesar de diversos estudos não encontrarem concordância sobre tal tema, a prevenção da doença periodontal deve ser considerada principalmente para mulheres que queiram engravidar. O acompanhamento do cirurgião-dentista durante o pré-natal é de suma importância para prevenção de doenças gengivais e periodontais.
Copyright (c) 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.