QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE HOSPITALAR DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: A definição de qualidade de vida no trabalho (QVT) destaca o bem-estar em sua condição completa, ou seja, nas ligações que o profissional tem com o ambiente e as demais pessoas que convive. Problemática: como podemos conhecer a QVT da equipe de enfermagem a partir do processo de trabalho? Tendo como Objetivo: Abordar sobre a qualidade de vida no ambiente hospitalar dos profissionais de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual possibilita aprender temáticas ou problemas relevantes para o campo da saúde do trabalhador da enfermagem. Revisão de Literatura: A atenção com a qualidade de vida no trabalho há muito tempo possui um cuidado especial nas estratégias de organização. E o ambiente hospitalar ou qualquer que seja dá área de prestações de saúde que trabalha com um aglomerado de pessoas e pacientes, é um lugar que expõem os trabalhadores a uma gama de riscos ocupacionais. Profissionais da enfermagem estão sendo a classe mais afetada, consequentemente os tornam mais propensos a doenças especificas, causadas por fatores físicos, químicos, biológicos, mecânicos e psicossociais e o primeiro passo para elaborar medidas que venham prevenir, amenizar e se possível sanar os riscos, é conhecê-los. Considerações finais: Identificar quais fatores que interferem na Q.V.T da enfermagem e a partir desse conhecimento, criar medidas que favorecem um ambiente de trabalho propício e seguro, construindo uma harmonia com o local e os relacionamentos afim de melhorar a vida profissional e a assistência prestada aos pacientes que utilizam os serviços de saúde.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.