Caracterização de idosos residentes no município de Colméia- TO
Matheus da Silva Barbosa, Wanclecio Rodrigues Rocha, Roberta Lopes de Queiroz, Adriana Keila Dias, Glaucya Wanderley Santos Markus, Reobbe Aguiar Pereira, Giullia Bianca Ferraciolli do Couto.
Resumo
O envelhecer é um acontecimento que estará presente na fase de vida do homem evidenciado pela redução graduada da função fisiológica, ocasionado por alterações psicológicas, físicas e socioeconômicas. Este estudo tem objetivo em descrever a caracterização de idosos residentes no município de Colméia – TO. Pesquisa de campo de abordagem qualiquantitativa, exploratório e descritivo. A população deste estudo foi composta por 30 (trinta) idosos no mínimo 60 anos de idade, e que faça parte do quadro de idosos do município de Colméia-TO. Para verificar o perfil característicos dos idosos da região pesquisa foi efetivada uma análise exploratória das variáveis idade, sexo, nível de escolaridade, estado civil, números de filhos, considerações sobre a saúde, doenças crônicas e a importância da sexualidade. No fator idade, 60% dos idosos tem entre 60 e 70 anos, 30 % tem entre 71 a 80 anos de idade e 10% tem entre 81 a 90 anos. Grau de escolaridade 50% não são alfabetizados e apenas 4% concluiu ensino superior. Nesse sentido, os assuntos relacionados ao envelhecimento populacional estão envolvidos no contesto social, alinhados aos sistemas de saúdes e de assistência social prestada a esse grupo. Foi possível verificar que a qualidade de vida e o envelhecimento saudável dá-se como uma abrangência que corresponde a uma junção de causas que se relaciona a vivencia diária do idoso.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.