Acupuntura e o tratamento da ansiedade: Revisão Sistemática de Literatura
Vinicius Macêdo de Sousa
Resumo
Baseada no princípio de que o homem deve estar em harmonia com a natureza, a acupuntura é um dos muitos elementos que compõem a Medicina Tradicional Chinesa. A acupuntura vem se destacando como forma de tratamento complementar, tanto para ansiedade como para diversas patologias. O objetivo deste trabalho é avaliar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os efeitos da acupuntura no tratamento da ansiedade e a qualidade desses estudos entre os anos de 2010 a 2020. Este trabalho se fundamentou em revisão sistemática da literatura científica nacional e internacional sobre ansiedade e acupuntura nas produções científicas publicadas em periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da United States National Library of Medicine (PubMed). De um modo geral, os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa trazem mais benefícios nos grupos estudados, principalmente nos experimentos de longo prazo, demonstrando ser esta uma possibilidade terapêutica para o tratamento de pessoas com ansiedade. Apesar dessas descobertas, fazem-se necessários mais estudos clínicos e sistematizados, com amostras maiores através de pesquisas básicas e clínicas para mostrar a eficácia ou não desses procedimentos.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.