Neoplasias malignas em cavidade oral associadas ao uso de narguilé: Revisão integrativa da literatura
Luana Diniz, Juliana Tomaz Sganzerla.
Resumo
O tabaco é o principal fator de risco para o câncer bucal, sendo o narguilé um dispositivo utilizado para fumar tabaco, originário da Índia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma hora de sessão de narguilé equivale a fumar cem unidades de cigarros comuns. Acreditava-se que o narguilé causava menos danos à saúde do que o cigarro convencional, porém já existem dados científicos que destoam dessa crença. Julgava-se, que as toxinas presentes na fumaça seriam ‘’filtradas’’ ao passar pela água do dispositivo, no entanto, a água tem como função resfriar a fumaça, facilitando a inalação mais profunda, juntamente com as toxinas. Nessa perspectiva, avaliando o aumento do consumo do tabaco por meio do narguilé, essa revisão integrativa tem como objetivo pesquisar sobre neoplasias malignas em cavidade oral ocasionadas pelo uso do narguilé, e sua relação com o aumento do número de neoplasias malignas em cavidade oral.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.