Utilização de plantas medicinais por idosos
Ani Cátia Giotto, Míriam de Moura Cabral, Maria Cristina Teles Araújo.
Resumo
O objetivo foi analisar o conhecimento, uso e a percepção de idosos sobre plantas medicinais. Foi realizado estudo investigativo de cunho observacional transversal, por meio de levantamento quali-quantitativo. A coleta de dados da pesquisa foi condicionada a um questionário estruturado e organizado em formulário on-line. Idosos de ambos os sexos moradores do Município de Valparaíso de Goiás, Goiás, atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde da localidade em questão responderam às perguntas. Os idosos utilizam plantas medicinais sem recomendação de equipes de saúde, muitas vezes, utilizam pelos altos custos dos medicamentos sintéticos e porque cultivam no seu próprio ambiente. As plantas medicinais foram relatadas como importantes para qualidade de vida, porém, mesmo sendo de fácil acesso é necessário que os usuários tenham acompanhamento com profissionais de saúde, pois os efeitos colaterais poderão ocasionar problemas fisiológicos, gerando agravamento à saúde do idoso.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.