O uso de plantas medicinais como forma complementar no controle da hipertensão arterial
Morgana de Oliveira Faria, Wânia Rodrigues Alve, Jéssyka Viana Valadares Franco.
Resumo
Atualmente é notório o aumento do consumo de plantas por parte do ser humano, onde as plantas medicinais podem ser definidas como profilaxia, tratamento e cura de doenças, sendo a formas mais antiga de prática da medicina tradicional sendo na maioria das vezes por famílias carentes, que acabam encontrando acessos facilitados em tratamentos naturais, sem conhecer os efeitos colaterais e os riscos que esses medicamentos oferecem. O objetivo geral é determinar o conhecimento e uso de plantas medicinais como forma complementar no controle da hipertensão arterial. O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, na qual foi selecionado 21 artigos e após examinar o conteúdo e certificar sua relação com o tema, foram excluídos 5 artigos, que envolvia estudos em animais que não é objeto da pesquisa, totalizando 16 artigos que apresentavam relevância para o trabalho. Nessa perspectiva, observou-se os plantas medicinais utilizadas como forma complementar para hipertensão e suas interações, bem como a importância do profissional de saúde em especial o farmacêutico diante das prescrição e assistência para os pacientes que utilizem de plantas medicinais para diminuir a pressão arterial.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.