Análise do histórico obstétrico e acompanhamento do pré-natal da gestação atual em puérperas em uma maternidade do Tocantins
Antonio Matheus Santos Medrado, Carla Cristina Chaves de Oliveira, Camila Rodrigues de Melo Martins , Eliane Cristina Souza, Emmanuel Calisto da Costa Brito, Elayne Carolyne Torres Pereira, Leidiene Ferreira Santos , Danielle Rosa Evangelista .
Resumo
Introdução: A principal finalidade da atenção ao pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. Objetivo: caracterizar as puérperas quanto ao histórico obstétrico e acompanhamento pré-natal na gestação atual. Método: Estudo quantitativo de corte transversal. Realizado no Hospital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos, Palmas - TO. A população foi composta por 239 puérperas. Resultados: Dentre os partos anteriores, 87 deles foram cesarianos e 61 foram normais. Em relação aos nascidos vivos, 132 puérperas responderam possuir outros filhos vivos, com média de 1,91 ± 1,46 nascidos vivos, dentre eles, 92,4% tinham de um a três filhos. Em relação ao perfil obstétrico atual encontrou-se que 11,8% tiveram seus recém-nascidos pré–termo e 88,2 % deles, a termo, sendo que, 53,1% entre as 37 a 39 semanas e 35,1% entre as 40 a 42 semanas. Cerca de 55% (132), não receberam nenhuma informação em relação ao parto durante todo o pré-natal. Conclusão: O presente estudo evidenciou-se a existência de fragilidades na atenção ao pré-natal, que apontam uma necessidade de aprimoramento ao cuidado na atenção às gestantes.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.