Riscos dos efeitos teratogênicos da isotretinoína e suas propriedades farmacológicas em mulheres sexualmente ativas
Jéssyka Viana Valadares Franco, Antônio Paulo Guimaraes da Silva , Rodrigo Gomes da Silva.
Resumo
Introdução: A isotretinoína, também conhecida como ácido 13-cis-retinóico, pertence ao grupo de compostos derivados da vitamina A. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo as mulheres com vida sexual ativa e em período gestacional, os efeitos teratogênicos da droga, bem como descrever sua indicação clínica. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de artigos científicos, nas bases indexadas no portal de dados SciELO, Google Acadêmico, Birene, BVS e PubMED, entre os períodos de 2000 a 2020. Resultados: A isotretinoína pode ser utilizada em diversas dermatoses. As principais reações adversas incluem: ressecamento das mucosas e pele. Sendo a teratogenicidade o principal efeito adverso, ocasionado anomalias craniofaciais, defeitos cardiovasculares, fenda palatina, anomalias oculares, auriculares, esqueléticas e do SNC. O protocolo de tratamento da acne com o uso da isotretinoína determina algumas restrições; em mulheres em idade fértil, exige que sejam submetidas à realização de dois testes de gravidez onde ambos devem ser negativos. Essa droga está sujeita a controle especial previsto na Portaria 344/1998. Conclusão: Assim, a isotretinoína requer um cuidado maior em mulheres que possui vida sexualmente ativa, em razão da sua alta teratogenicidade, nesse caso é necessário orientá-las sobre o uso de contraceptivos durante o tratamento com a isotretinoína.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.