Utilização popular de plantas medicinais para tratamento e controle da hipertensão arterial: Uma revisão integrativa
Thallyta Juliana Pereira da Silva, Letícia Fernanda Magalhães de Holanda, Thaís Amanda Alves de Souza, Nathália Camilly da Silva Neves, Ivanise brito da silva.
Resumo
A hipertensão arterial tem elevada prevalência no Brasil. Com isso, os serviços de saúde buscam estratégias para prevenção e controle da doença. Uma das estratégias não medicamentosas para o tratamento desse agravo consiste na utilização de plantas medicinais. Objetivou-se investigar por meio de uma revisão integrativa, o uso de plantas medicinais utilizadas popularmente para o tratamento e controle da Hipertensão arterial no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva baseada na revisão integrativa da literatura. A seleção dos artigos foi realizada por dois pesquisadores de forma simultânea, à etapa de seleção se deu pela leitura de títulos e resumos, por meio do programa de revisão gratuito da web denominado Rayyan Qatar Computing Research Institute, assim, foram selecionados sete artigos. Nos artigos, constatou-se um ensaio clínico randomizado e estudos etnobotânicos, que são essenciais para as evidências científicas. Foram identificadas 18 espécies diferentes nos estudos avaliados, tendo como partes mais utilizadas: folhas e as sementes. O uso de plantas foi identificado como uma possibilidade terapêutica, a investigação desse uso é importante para os prescritores, uma vez que os constituintes químicos presentes nas espécies vegetais podem interagir com os anti-hipertensivos.
Palavras-chave: Hipertensão arterial. Plantas Medicinais. Brasil.
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.