Fratura de fêmur em crianças na Região Sudeste do Brasil: um estudo epidemiológico comparativo
Gabriel Lins Abib, Renan Arthur Bosio Guimarães, Bruno Benez, Carlos Eduardo Sandrim Longato, Eros Silva Cláudio.
Resumo
Introdução: As fraturas de fêmur na população pediátrica têm grande impacto emocional na família e na criança. Apesar da boa recuperação, muitas vezes essas lesões precisam ser abordadas cirurgicamente e sempre necessitam de internação hospitalar para sua abordagem. Objetivo: Descrever a prevalência de fraturas de fêmur nos menores de 14 anos hospitalizados na Região Sudeste e comparar com a prevalência de fraturas de fêmur nessa faixa etária em todo território nacional. Metodologia: Foram utilizados dados do Sistema ade Informação Hospitalar do DATASUS, aplicação TabNet para levantamento dos dados de Fratura de Fêmur na faixa etária de 0-14 anos, entre os anos de 2017 e 2021. Resultados e Discussão: Observou-se a maior prevalência de internações por fratura de fêmur entre o sexo masculino, com distribuição bimodal de faixa etária. O tempo de internação foi proporcionalmente maior conforme mais velha a criança. Conclusão: São necessários mais estudos visando compreender os fatores associados à alta prevalência de fraturas de fêmur nessa faixa etária, com extensão da investigação para pesquisa de doenças ósseas e maus tratos.
Palavras-chave: Fraturas do fêmur, Fraturas ósseas, Saúde da Criança
Copyright (c) 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.